Bem vindos à DGPDN

PORTUGAL NA PRESIDÊNCIA DA INICIATIVA 5+5 DEFESA Saiba mais sobre o enquadramento do nosso país

terça-feira, 7 de maio de 2013

Visita da DGPDN à República Democrática de S. Tomé e Príncipe para avaliação da execução dos projetos


Realizou-se, entre 2 e 5 de abril de 2013, uma visita à República Democrática de S. Tomé e Príncipe para avaliação da execução dos projetos integrados no vigente Programa-Quadro de Cooperação Técnico-Militar Luso-Santomense, o qual engloba um total de seis Projetos, relativos a diversas áreas. Paralelamente, a delegação da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), liderada pelo Exmo. Diretor-Geral, Dr. Nuno Pinheiro Torres, recolheu junto da Parte Santomense importante informação, visando a elaboração do novo Programa-Quadro de Cooperação Técnico-Militar para o triénio 2014-2016.
À DGPDN compete preparar, conduzir e avaliar a execução das medidas superiormente determinadas para a Cooperação Técnico-Militar com os Países de Língua Oficial Portuguesa. Assim, a DGPDN, no quadro das competências que legalmente lhe estão conferidas, tem a necessidade de avaliar periodicamente a execução dos Projetos de Cooperação Técnico-Militar, nos países onde os mesmos decorrem.
 

Assinatura do Livro de Honra no QG do Exército STP


Visita ao Comando da Guarda Costeira

Visita ao Comando do Exército

 

Doação de material no Centro de Instrução Militar

Moçambique- Projeto 8- Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: Cerimónia de encerramento e graduação do 4º curso de formação de sargentos RV e do grupo de enfermeiros gerais

No passado dia 26 de abril de 2013, realizou-se na Escola de Sargentos das Forças Armadas de Moçambique (ESFA) a cerimónia de Encerramento e de Graduação do 4º Curso de Formação de Sargentos (CFS), do regime de voluntariado (RV) e do Grupo de Enfermeiros Gerais, com um total de 219 militares.
A cerimónia foi presidida por S. Exª o Ministro de Defesa Nacional, Engº Filipe Nyusi e contou com a presença do Vice-Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, os CEM's dos Ramos e de outras entidades, civis e militares.
A cerimónia decorreu de acordo com a seguinte sequência:
- Demonstração de uma pista de aplicação militar e exercícios com toros;
- Cerimónia em parada;
- Demonstração de atividades culturais.

Após o Juramento de Bandeira e apresentado o Código de Honra do Sargento aos finalistas, seguiu-se a promoção dos militares ao posto de Furriel e a entrega dos certificados de participação e de prémios aos melhores classificados.
A cerimónia contou ainda com as intervenções do Comandante da ESFA, do Vice-Chefe do Estado-maior General das FADM e do Ministro de Defesa Nacional.
Após a demonstração das atividades culturais, seguiu-se uma sessão fotográfica para a posterioridade e um almoço de convívio.
 
 

Moçambique- Projeto 8- Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: 07 de abril, Dia da Mulher Moçambicana


O Dia da Mulher Moçambicana é um feriado oficial em Moçambique, celebrado a 7 de abril, data em que se celebra a morte de Josina Machel, esposa de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique. Josina lutou pela independência do seu País, juntando-se à Luta Armada de Libertação Nacional ainda jovem, motivo pelo qual é considerada uma heroína Nacional.

Alunas vestidas com traje tradicional
Este dia serve para refletir sobre a presença e afirmação da Mulher Moçambicana na sociedade atual, geradora de mudanças, com um grito de despertar para a igualdade de direitos e um para Moçambique melhor.

Na Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA), em Boane, este dia foi festejado com um almoço de convívio, contando com a presença do Comandante e Vice-Comandante, Oficiais e Sargentos desta Escola, os militares do Projeto 8 e as Alunas do 4º, 5º e 6º Curso de Formação de Sargentos (CFS).
 
 
O evento iniciou-se com um discurso do Vice-Comandante, dando de seguida a honra aos militares do Projeto 8 de efetuar o corte do bolo e participar no brinde à mulher Moçambicana, e em especial a todas as mulheres que prestam serviço na ESFA.
O evento continuou com um almoço de convívio confecionado pelas alunas do CFS e terminou com um baile, onde todos os presentes tiveram oportunidade de dançar ao som da música tradicional Moçambicana.

Angola- Projeto 5- Centro de instrução de operações de paz

No período de 18 de março a 12 abril de 2013, decorreu nas instalações do 197º Regimento de Defesa Anti Aérea da Força Aérea Nacional o 8º Curso Avançado de Operações de Paz. A condução deste curso foi da responsabilidade do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOP), assessorado por Portugal no âmbito do projeto 5 da cooperação bilateral entre Portugal e Angola, cuja Entidade Tecnicamente Responsável é a Escola Prática de Infantaria.
O presente curso teve um caráter conjunto, tendo contado com a participação de 16 oficiais superiores dos três ramos das Forças Armadas Angolanas, com o objetivo de os habilitar a desempenhar as funções de formador, de Comandante de Batalhão e Companhia e Oficial de Estado-Maior, nas tarefas de formação e conduta de Operações de Paz, integrando uma Força Nacional ou Multinacional.
Os principais módulos de formação permitiram abordar diferentes temáticas teóricas e práticas designadamente:
·  a caracterização das organizações internacionais, regionais e sub-regionais no âmbito das operações de paz;
·  o processo de decisão e de planeamento de operações de paz;
·  técnicas e procedimentos operacionais;
·  a instrução e aprontamento de forças.
O processo formativo incluiu ainda um exercício num figurino de MAPEX onde o processo de decisão militar e as demais matérias teóricas anteriormente abordadas foram aplicadas. Houve ainda tempo para palestras no âmbito da relação com os OCS em Operações de Paz e da experiência em forças militares destacadas em ambiente multinacional no cumprimento de Operações Paz.

Angola- Projeto 9- Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional: Cerimónia de apresentação pública das aeronaves Cessna 172R

Decorreu, no passado dia 20 de abril, na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional (EMAFAN), na cidade do Lobito, a cerimónia de apresentação pública das seis aeronaves do Tipo Cessna 172R, adquiridas pela República de Angola aos Estados Unidos da América.
A cerimónia, presidida por Sua Excelência, o Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, General Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, contou com a presença das mais altas individualidades militares angolanas, nomeadamente Sua Excelência, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General Geraldo Sachipengo Nunda e os responsáveis dos três ramos das FAA, Suas Excelências, General Francisco Lopes Gonçalves Afonso, General Lúcio Gonçalves do Amaral e Almirante Augusto da Silva Cunha, Comandantes da Força Aérea Nacional, do Exército e da Marinha de Guerra Angolana, respetivamente.
Também altas individualidades civis marcaram presença no evento, destacando-se a presença do Vice-Governador da Província de Benguela, Dr. Eliseu Epalanga e a Administradora do Município da Catumbela, Senhora Filomena Pascoal.
Por convite expresso do Comando da Força Aérea Nacional, esteve presente, na cerimónia, o Diretor Técnico do Projeto 9, Tenente-Coronel Francisco Gonçalves e todos os militares que compõem o Polo de Atividade do Lobito.

Angola- Projeto 9- Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional: Curso de Sargentos de Manutenção de Material Aéreo (CMMA 01/12).


Em 22 de abril de 2013, na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional no Lobito - Angola, procedeu-se à cerimónia de encerramento do Curso de Sargentos de Manutenção de Material Aéreo, presidida por Sua Excelência, Brigadeiro Carlos Pina, Adjunto do Chefe da Direção de Preparação Combativa e Ensino.
O curso, cuja realização foi da responsabilidade da EMAFAN, com assessoria da cooperação técnico-militar portuguesa, decorreu no período de 06AGO12 a 15ABR13, contou com a presença de 23 alunos da classe de praças da Força Aérea Nacional que o concluíram com aproveitamento, sendo que parte da componente teórica foi ministrada por três dos assessores residentes do Polo do Lobito, do Projeto 9, ao longo de 409 tempos letivos.
 
 

Angola- Projeto 9- Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional- Visita de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Angola, Dr. João da Câmara, à Província de Benguela

Em 23 de abril de 2013, o Chefe do Polo do Lobito e restantes militares, deste Polo, foram convidados para um seminário sobre “novas oportunidades de colaboração entre empresas angolanas e portuguesas”, realizado no auditório do Hospital Central de Benguela, por ocasião da visita, à Província de Benguela, de Sua Excelência, o Embaixador de Portugal em Angola, Dr. João da Câmara, que presidiu ao seminário.
No decurso deste seminário, foram proferidas alocuções por Sua Excelência, o Embaixador de Portugal em Angola, por Sua Excelência, o Vice-Governador de Benguela para a área económica, Dr. Agostinho Felizardo e pelo Diretor Coordenador da Agência para o Investimento e Comercio Externo de Portugal em Angola, Dr. Luís Miguel Moura.
O seminário foi seguido de uma mostra de produtos de empresas portuguesas e da recepção, realizada no Hotel Praia Morena, em Benguela.

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Abertura oficial do ano letivo 2013/2014 na Academia Naval


Decorreu no passado dia 19 de abril, na Base Naval de Luanda, a cerimónia de abertura do ano letivo 2013/2014 da Academia Naval. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha de Guerra Angolana Almirante Augusto da Silva “Gugú” e do Ministro do Ensino Superior, Dr. Adão do Nascimento. Para além da presença de grande parte dos oficiais generais da MGA, estiveram presentes oficiais generais do Exército e da Policia Nacional, em particular ligados ao ensino militar, e de todo o corpo docente e discente da Academia Naval.

A cerimónia iniciou-se com uma alocução do comandante da Academia Naval, VALM João Maria Ferreira. Nesta intervenção foi efetuada uma retrospetiva e uma avaliação do trabalho já realizado e apresentadas algumas estatísticas relativas ao corpo discente. Das preocupações referidas, destacou-se o seguinte: o fato da Academia Naval estar em instalações provisórias, o que tem vindo a dificultar a sua expansão; à fraca formação de base que os jovens candidatos apresentam, e que é transversal a toda a sociedade angolana; e à necessidade de reconhecer o ensino superior militar como parte do subsistema de ensino superior no país. Estas preocupações acarretam limitações à Academia Naval, para além de comprometer o futuro do ensino superior militar e ensino superior no geral.

Seguiu-se uma preleção do ministro do Ensino Superior subordinada ao tema da integração do subsistema militar de ensino superior no subsistema de ensino superior angolano, seguindo-se a outorga de diplomas de mérito aos cadetes dos 2º e 3º anos e a mensagem de agradecimento e de abertura do ano académico da Academia Naval pelo comandante da Marinha de Guerra de Angola.

Em ambas as intervenções, quer do comandante da Academia Naval, quer do comandante da MGA foram efetuadas referências elogiosas à assessoria portuguesa e ao seu papel determinante na edificação da Academia Naval. Para concluir o evento um grupo musical da MGA atuou com música tradicional, seguindo-se um pequeno buffet para todos os participantes, oportunidade de confraternização entre os convidados.

Angola- Projeto 6- Estado-Maior do Exército- Formação em Liderança no Quartel-General da Região Militar Centro – Huambo


No período de 22 a 26 de abril de 2013, no âmbito do Projeto 6, realizou-se, no Quartel-General da Região Militar Centro (RMC), um seminário de formação em liderança para os oficiais que integram o Comando e Estado-Maior, bem como o Comando das Grandes Unidades da RMC.

O Comandante em Exercício da Região Militar do Centro – TGen. João Serafim Kiteculo - acompanhou os trabalhos teórico-práticos, procurando, dinamizar os trabalhos e estimular e influenciar os oficiais a empenharem-se de forma dedicada e profissional no seminário de liderança.

A formação em liderança foi ainda alargada à Polícia de Segurança Nacional (PSP), que para ali deslocou o Sub-Comissário Joaquim Pereira para a área Operacional e de Intervenção, em representação do Comando Regional da PSP, assim como o Superintendente Chefe João Martinho.

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo Comandante em Exercício e 2º Comandante da Região Militar Centro, Tenente-General João Kiteculo, saudando o Comando do Exército pela iniciativa e exortando os presentes a aprofundarem e a alargarem os seus conhecimentos numa área que, não sendo específica dos militares, constitui um desafio permanente a quem serve a Instituição Militar.