Bem vindos à DGPDN

PORTUGAL NA PRESIDÊNCIA DA INICIATIVA 5+5 DEFESA Saiba mais sobre o enquadramento do nosso país

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Timor-leste: Projeto 4

De 8 de abril a 10 de maio de 2013 realizou-se no Centro de Instrução Comandante Nicolau Lobato, Metinaro, Timor-Leste, o Curso Elementar de Combate em Áreas Edificadas para Oficiais de 2013, ministrado pela Assessoria Portuguesa do Projeto de Cooperação Técnico-Miltar Número 4 e por formadores Timorenses.
Este curso, com a duração de 119 tempos escolares, tem como finalidade preparar os formandos para desempenharem as funções de formador de Combate em Áreas Edificadas e foi frequentado por 10 oficiais do Exército da República Democrática de Timor-Leste.
Durante o decorrer do curso, existiram vários pontos altos, destacando-se as 5 sessões de tiro instintivo de Espingarda Automática M16-A2 ao longo de duas semanas, um exercício de escalão Secção na freguesia de Hera, no dia 30 de abril e um exercício de escalão Pelotão na capital, em Díli no dia 8 de maio que contaram sempre com a presença do Exmo. Chefe de Estado-Maior das FALENTIL FDTL, Coronel Falur Rate Laek e o Cmdt do Centro de Instrução Comandante Nicolau Lobato, Major Renilde Corte-Real.

O curso terminou com uma pequena cerimónia na data prevista, com aproveitamento bastante positivo por parte de todos os formandos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Angola- Projeto 5 – Centro de Instrução de Operações de Paz- Encerramento do 8º Curso Elementar de Operações de Paz (8º CEOP)

Em 10 de maio de 2013 decorreu a cerimónia de encerramento do 8º Curso Elementar de Operações de Paz (8º CEOP), que contou com a presença do Exmo General Salvador Nenda Catata, 1º Vice-Chefe do Comando do Exército, do Coronel Sebastião Cabuço, Comandante do Centro de Instrução de Operações de Paz, dos diversos formadores angolanos nomeados para ministrar o curso e dos elementos da assessoria portuguesa.
Este curso teve início em 15 de abril, tendo sido ministrado em duas fases, a primeira - de cariz teórico, decorreu nas instalações da Escola de Armamento, Técnica e Eletromecânica do Exército Angolano. A segunda ocorreu na área militar do Grafanil e incluiu a realização de exercícios práticos e um exercício final.
Especificamente para este exercício, foi preparado um cenário fictício enquadrante para o lançamento de uma operação de apoio à paz (OAP), num quadro de emprego de uma força angolana, no âmbito dos compromissos regionais assumidos por angola, e, simultaneamente colocar em prática os saberes e as táticas, técnicas e procedimentos aprendidos durante o curso.
Iniciaram esta ação formativa, caracterizada pelo carácter conjunto, 29 (vinte e nove) formandos angolanos (oficiais e sargentos), tendo completado o curso com aproveitamento, 27 (vinte e sete). Estes elementos passaram a estar habilitados para exercer funções como formadores e de comandantes de secção/pelotão no âmbito das OAP.


Angola- Projeto7- 1.º Curso de licenciatura em Ciências Militares da Academia Militar do Exército das Forças Armadas Angolanas


Após um longo período de avanços e recuos, muitas dificuldades e alguns sucessos, a Academia Militar do Exército (AMEx) das Forças Armadas Angolanas (FAA), atualmente com sede no Lobito-Benguela, deu início ao 1.º curso de licenciatura em Ciências Militares no passado dia 06 de maio, assinalando o fato com uma cerimónia militar, simples, sóbria e plena de significado.
A cerimónia foi presidida pelo Exm.º Tenente General António José de Sousa Queirós, Comandante da AMEx, e para além do Diretor do Projeto 7 - AMEx, TCor Art Carlos Caravela, contou igualmente com a presença do TCor Cav Nuno Duarte, actual Diretor do Projeto 6 – EME.
Os 165 Cadetes Alunos que iniciaram aquele curso foram selecionados entre mais de 4500 candidatos provenientes de todas as províncias de Angola e ainda de Centros de Instrução.
O processo de seleção, que ocorreu imediatamente antes, e que desde o dia 12 de abril teve elementos da AMEx no terreno, contou com a participação activa da CTM-Projeto 7, integrando uma das comissões de trabalho, chefiada pelo Coordenador das 14 comissões no terreno, Coronel Filipe Gumbe, Chefe da Repartição de Pessoal e Quadros da AMEx.
A participação da CTM teve particular ênfase no Centro de Instrução do Soldado no Huambo, no Centro de Instrução de Santa Eulália, no Distrito de Recrutamento e Mobilização de Luanda, e já na AMEx, na integração dos resultados das provas físicas e intelectuais, e no apoio à execução das provas de âmbito psicológico.
O dia festivo continuou com a visita a uma exposição estática, na qual os Cadetes ficaram cientes de algumas das áreas do conhecimento que terão de trabalhar tendo igualmente a oportunidade de observar algum armamento, material e equipamento que terão de operar durante o curso.
As actividades culminaram com um almoço-convívio.

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Atividade na Região Naval Sul ( CRNS e EEN)-28MAI13

No âmbito da reunião mensal de palestras promovidas pelo comando da Região Naval Sul (RNS) da Marinha de Guerra Angolana (MGA), no dia 28 de maio, o Diretor Técnico do Projeto 8 (DT8), a convite do Comandante da RNS e após a apresentação de cumprimentos, efetuou uma apresentação sobre o tema “O Conhecimento do Oceano, perspetivas para Angola” a uma plateia constituída por Oficiais Generais e Superiores da Região Naval Sul, onde se incluíam os Comandantes da Base Naval do Namibe e da Escola de Especialistas Navais. Esta apresentação foi muito apreciada pela assistência e colheu os agradecimentos do VALM Daniel Domingos António “Dany”, Comandante da Região.
Nessa mesma manhã, o Comandante da Escola de Especialistas Navais (EEN), Capitão-de-mar-e-guerra Pacavira, promoveu uma reunião de trabalho na escola, onde estiveram reunidos o Comando e Oficiais Superiores desta Escola com o DT8 e assessor permanente, tendo sido discutidos aspetos relacionados com a atualidade da assessoria Portuguesa e perspetivas de futuro, de onde se realça a vontade inequívoca por parte do Comandante, de incrementar a cooperação existente, com mais assessores para diferentes áreas da formação dos militares especialistas navais.

Angola- Projeto 4- Direção de Forças Especiais- Início do 6º Curso de Operações Especiais

Em 27 de maio de 2013 teve início, na Escola de Formação de Forças Especiais em Cabo Ledo/ Angola, o 6º Curso de Operações Especiais, frequentado por 120 formandos. Marcada pela entrega das mochias, a cerimónia contou com a presença de todos os assessores portugueses de Operações Especiais .
Com a duração de 17 semanas, prevê-se que o curso termine no final de setembro do corrente ano. Os futuros militares de Operações Especiais integrarão a Brigada de Forças Especiais.

Angola- Projeto 4- Direção de Forças Especiais- Substituição do Diretor Técnico do Projeto 4

Em 18 de maio de 2013 cessou as funções de Diretor Técnico do projeto 4 o TCOR INF “CMD” Eduardo Manuel Vieira Pombo, tendo sido substituído pelo TCOR INF “CMD” José António Emídio Martins RuivoO projeto 4 tem como objetivos, entre outros, o apoio à Direção de Forças Especiais, à Brigada de Forças Especiais e à Escola de Formação de Forças Especiais.
 
O projeto conta ainda com os seguintes assessores:
- MAJ INF OE António Gabriel;
- CAP INF “CMD” João Pimenta;
- CAP INF “CMD” Diogo Duarte (temporário).

 

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Palestra sobre Simulador de Navegação


No âmbito da formação contínua dos Oficiais Generais e Superiores da Marinha de Guerra de Angola (MGA), realizou-se no passado dia 30 de maio, na Base Naval de Luanda, com o apoio da assessoria militar do Projeto N.º 8 de CTM com Angola, uma palestra subordinada ao tema: “Simuladores de Navegação”.

O palestrante, capitão-tenente da classe de Marinha Gomes Agostinho – Assessor Técnico do Projeto N.º 8 e professor de Navegação na Academia Naval, apresentou a realidade dos simuladores de navegação e demonstrou a mais-valia que estes equipamentos podem trazer para a preparação e formação dos futuros quadros da MGA, particularmente numa fase em que se espera a aquisição de novos meios navais para apetrechar a MGA, bem como, no importante tributo que pode proporcionar, no adestramento e treino nos navios da Esquadra.

A palestra teve como assistentes cerca de 30 oficiais generais e superiores e foi presidida pelo Comandante Adjunto para a Educação Patriótica – Vice-almirante Lando Filipe “Viper”.

Angola- Projeto 2- Escola Superior de Guerra- Visita de Estudo a Massangano

A 25 de maio (Sábado – dia de África), e mediante iniciativa dos militares CTM do Projeto 8 – Marinha, efectuou-se uma visita de estudo dos cadetes da Academia Naval de Luanda (AcN) à localidade de Massangano, pertencente ao município de Cambambe/província Kwanza Sul, situada 160 km a sudeste de Luanda. A visita, acompanhada pelo Comandante e 2º Comandante da AcN, VAlm João Maria Ferreira e CAlm António Miranda, respectivamente, e pelo Adido de Defesa, Coronel Fernando Albuquerque, entre outras entidades militares, foi orientada pelo Tenente-Coronel Abílio Pires Lousada, Diretor Técnico do Projeto 2 e Professor de História do Pensamento Militar da Escola Superior de Guerra de Luanda, que incluiu uma palestra subordinada ao tema “Massangano. História Luso-Angolana Séculos XVI-XVIII”.
A actividade proporcionou aos presentes, particularmente aos militares angolanos, o conhecimento de um local historicamente importante, culturalmente interessante e sensibilizou para a necessidade de recuperar e valorizar um conjunto arquitectónico relevante. Trata-se de um património que entrecruza parte da História de Angola, de Portugal, do Brasil e da Holanda e que se impõe requalificar.
Muito gratificante e que merece registo foi o intercâmbio inter projectos da CTM e o preito relacional entre militares angolanos e portugueses.

Timor- Leste- Projeto 1- Estrutura Superior de Defesa- Visita ao Curso de Promoção a Oficial Superior de Timor Leste de Delegação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Portugal

Decorre desde o dia 05 de abril, nas instalações do Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste (IDN-TL), em Díli, o 1º Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) para as Falintil-Força de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).
No âmbito de um protocolo de cooperação entre o IDN-TL e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), de Portugal, decorreu em 27 de maio uma visita ao CPOS por parte de uma delegação daquele Instituto português, constituída pelo seu presidente, Professor Doutor Manuel Meirinho, e pelo Professor Doutor Heitor Barras Romana, professor associado do ISCSP. A delegação do ISCSP foi acompanhada durante a visita pelo Diretor do IDN-TL, Capitão-de-Mar-e-Guerra “CMD” Donaciano Gomes e pelo Diretor de Curso, Major Arlindo Domingues, Assessor Técnico do Projeto 1 em funções naquele Instituto de Timor-Leste.

Timor- Leste- Projeto 1- Estrutura Superior de Defesa-Abertura Solene do Ano Letivo 2013-2014 do Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste

Decorreu no dia 29 de maio, nas instalações do auditório da Secretaria de Estado da Defesa e das Falintil-Força de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), em Díli, a Abertura Solene do Ano Letivo 2013-2014 do Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste (IDN-TL). Esta foi a primeira sessão solene de abertura de um ano letivo realizada num estabelecimento de ensino militar em Timor Leste, fruto da criação do IDN-TL e da materialização do 1º Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) para as F-FDTL, o qual teve o seu início no passado dia 05 de abril. Dado o seu significado contou com a presença de membros da Presidência da República, do Parlamento Nacional, do Tribunal de Recurso e Procuradoria Geral, do Governo e da Administração Pública, das F-FDTL e Forças de Segurança, do Corpo Diplomático, personalidades académicas e outros convidados.
A cerimónia, presidida por S. Ex.ª, vice-Primeiro-ministro de Timor Leste, Fernando La Sama de Araújo, teve o seu início com o Hino Nacional de Timor-Leste e minuto de silêncio em honra dos mártires da resistência. Seguiu-se uma alocução por parte do Diretor do IDN-TL, Capitão-de-Mar-e-Guerra “CMD” Donaciano Gomes, uma apresentação sobre a estrutura curricular do 1º CPOS, pelo Diretor de Curso, Major Arlindo Domingues, Assessor Técnico do Projeto 1 em funções naquele Instituto, e a leitura do Código de Honra do Aluno do IDN-TL pelo Chefe de Curso, Major Guido de Oliveira. A sessão finalizou com o Professor Doutor Heitor Barras Romana, professor associado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, de Portugal, que proferiu a Oração de Sapiência subordinada ao tema “Cultura Estratégica na Afirmação do Estado”.

Moçambique- Curso de Promoção a Capitão/1º Tenente (Colaboração dos Projetos 1, 2 e 3)

Deu-se início no passado dia 6 de maio ao curso de promoção a capitão / 1º tenente (CPC/1TEN). Este curso é condição especial de promoção, sendo que a nomeação para o referido curso é feita por antiguidade entre os tenentes e segundos-tenentes. O CPC/1TEN destina-se a preparar os tenentes e os segundos-tenentes dos Quadros Permanentes (QP), para o desempenho de funções de nível de responsabilidade mais elevado, constituindo, nos termos fixados no EMFAR das FADM, condição especial de acesso ao posto imediato, estando orientado para conceitos e conteúdos que envolvam o recurso a estudos sumários e estudos deliberados, decisões em curto prazo e acções de carácter imediato, para que o oficial fique apto a:
- Fundamentar uma decisão;
- Decidir com oportunidade e eficiência;
- Estudar e propor soluções criteriosamente fundamentadas;
De forma a dar corpo ao programa e preparar os professores realizou-se, na Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM), um curso de formação de formadores, que decorreu durante duas semanas, com o acompanhamento dos Assessores dos projetos 1, 2 e 3 da CTM com Moçambique.
O curso é composto por duas partes, uma parte comum que irá decorrer num período de quatro meses, onde serão ministradas matérias transversais aos ramos das FADM e em complemento uma parte específica, com a duração de dois meses da responsabilidade de cada ramo. Coube aos assessores, dos projetos referidos, desenvolver o primeiro draft dos objectivos gerais e específicos de ambas as partes, colocando-o à consideração do General CEMGFADM.
O curso de formação de formadores, para os oficiais da Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM) responsáveis por ministrar o CPC/1TEN, teve o seu encerramento na sexta-feira, dia 12 de abril, com a presença do Vice Comandante da AMMSM.
 
Como foi referido, iniciou-se a fase comum do CPC/1TEN no passado dia 6 de maio, na AMMSM, com 79 alunos dos três Ramos das Forças Armadas, distribuídos por três classes, Infantaria (32), Administração Militar (17) e Fuzileiros (15). Os restantes 15 são oficiais não oriundos da Academia, com formação académica que reúnem condições para a sua frequência.
 
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Iniciativa 5+5 Defesa- Initial Planning Conference (IPC) do exercício “SEABORDER 13”


Decorreu em Cartagena, Espanha, no dia 8 de maio, a IPC do exercício “SEABORDER 13”, com o objetivo de dar continuidade ao planeamento e preparação do Exercício “SEABORDER 13”, iniciado na Concept Developement Conference, que decorreu em 26 de fevereiro de 2013 em Nouakchott (Mauritânia). À exceção de Malta, todos os países estiveram representados na reunião em assunto. A delegação portuguesa foi chefiada pelo responsável da Iniciativa 5+5 Defesa na DGPDN, e composta por representantes do EMGFA, do Comando Naval e do Comando Aéreo.

 
Esta conferência foi organizada pelo ALMART (Almirante de Acción Marítima) em estrita coordenação com a DGPDN, visto que a fase Live Exercise (LIVEX) do exercício irá decorrer em Portugal. Realce-se que a execução e condução da reunião decorreu da melhor forma em termos de organização, mostrando uma boa preparação e empenhamento das entidades responsáveis por esta atividade. Este encontro, decorreu, uma vez mais, numa atmosfera de grande cordialidade e cooperação. O espírito geral, assim como as relações interpessoais que se desenvolveram foram de grande abertura, flexibilidade e franqueza.

A fase LIVEX irá decorrer ao largo de Portimão, no dia 3 de outubro e vai ser precedida por uma sessão de treino, a ser realizada em 2 de outubro, com os navios participantes fundeados no ancoradouro de Portimão. Esta sessão realizar-se-á pela primeira vez no exercício “SEABORDER” e tem como objetivo observar os procedimentos utilizados pelas equipas e guarnições das diversas marinhas participantes, preparando-as para a fase LIVEX.

O objetivo da reunião foi atingido na sua plenitude, tendo sido debatidos e delineados alguns assuntos, nomeadamente os meios a envolver, contribuindo assim para o sucesso da realização do exercício “SEABORDER 13”.

A Espanha, como país anfitrião, demonstrou um grande empenhamento e dedicação na organização do evento, mostrando assim o seu interesse em continuar a ter uma participação ativa no seio desta Iniciativa.

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Workshop botes com motor fora de borda

Na sequência do apoio que tem vindo a ser prestado à formação na Escola de Especialistas Navais (EEN), no âmbito da cooperação técnico militar com a Republica de Angola – Projeto 8, foram ministradas três ações de formação em manobra e manutenção de botes, no período de 10 a 12 de abril de 2013. A ação de formação decorreu em ambiente exterior na ponta da Restinga do lado da baia do Lobito.
A população alvo desta formação foram os 51 alunos de eletromecânica, divididos pelos cursos de praças, sargentos e oficiais (milicianos) da EEN.
Este workshop contribuiu grandemente não só para a melhoria de conhecimentos dos formandos destes cursos de formação de Oficiais, Sargentos e Praças, como lhe incutiu o gosto por este tipo de atividades práticas no ambiente marinho, tendo-os motivado para se empenharem na sua formação na EEN e em posteriores ações de formação.
Esta atividade, para além da recetividade dos formandos e dos resultados alcançados no cumprimento dos seus objetivos, foi muito apreciada pelo comando da EEN.

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Seminário no Bié-Kuito – “Conhecer a geografia para conhecer Angola”


Com o título “Conhecer a Geografia, conhecer Angola”, decorreu entre os dias 7 e 8 de maio, na cidade do Kuito, a 1.ª Reunião Metodológica da Direcção dos Serviços de Geografia e Cartografia Militar/EMGFAA.
Os trabalhos, presididos pelo Brigadeiro-general João Feliciano Sebastião “Joãozinho”, Chefe da Direção dos Serviços de Geografia e Cartografia Militar/EMGFAA, contaram com a presença de representantes dos três ramos das FAA, do representante do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), do representante da Cartáfrica, do assessor cubano junto da DPPTE/EMG e do Diretor Técnico do Projeto N.º8 – Cooperação Técnico-Militar Portugal – Angola.
Centro Geodésico de Angola, Camacupa
Dada a proximidade ao Centro Geodésico de Angola, Camacupa, no dia da chegada, véspera do início dos trabalhos, todos os participantes foram convidados a fazer uma visita ao local. Após ter percorrido um troço de algumas dezenas de quilómetros por estrada de terra batida, a comitiva chegou ao ponto de coordenadas 12º 01’18,96’’S / 17º 27’ 33,22’’E, em pleno coração do planalto central a uma altitude de 1474m acima do nível das águas do mar.
O local, apesar dos atos de vandalismo a que foi sujeito, mantém o seu simbolismo. Esta visita serviu também para relembrar a necessidade premente da sua restauração e proteção. Nenhum dos presentes esquecerá a sua passagem por tão importante lugar. O sol passou a linha de horizonte e a noite desvendou um céu estrelado repleto de histórias.
Na manhã seguinte, depois da mensagem de boas vindas e o discurso de abertura proferido por SEx.ª o Brigadeiro-general João Feliciano Sebastião, deu-se início à ordem de trabalhos. O primeiro tema, “Interação da DPIMO e os Órgãos de Operações na prestação da Informação Geográfica”, foi apresentado pelo Tenente-general Paulo de Oliveira.
Dos vários temas apresentados ressaltou a importância da aquisição/processamento/partilha de dados (geodésicos, hidrográficos, oceanográficos, meteorológicos) georreferenciados, a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no apoio à decisão e a necessidade de reativação das estações maregráficas que permitam a definição de uma rede altimétrica nacional, devido à sua importância, para um melhor exercício da soberania e autoridade do Estado, tiveram especial destaque. A finalizar as conferências, os assessores do Projeto 8 – CTM- Apoio à Marinha de Guerra Angolana, proferiram uma comunicação e palestra sob o tema “Conhecimento do oceano, na perspetiva de Angola”.
Terminados que foram os trabalhos, era notória a satisfação entre os participantes. Os temas apresentados prenderam a atenção dos participantes, motivaram perguntas e trocas de opiniões. O intercâmbio de conhecimentos e experiências enriqueceu de sobremaneira o evento.

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Cerimónia de juramento de bandeira dos recrutas da instrução militar básica

Realizou-se no passado dia 10 de maio de 2013 na Escola de Fuzileiros Navais, no Ambriz, a Cerimónia de Juramento de Bandeira dos 452 recrutas da Instrução Militar Básica, presidida pelo Segundo Comandante da Marinha de Guerra Angolana, Vice-Almirante Augusto Sebastião Lopes “Roca Monita”.
Dos vários convidados, estiveram presentes os VALM Francisco José, CEM MGA, VALM José Correia da Silva, Chefe da DPCE, CALM Bamba Castro, Comandante Brigada Fuzileiros Navais e o Administrador Geral do Ambriz, Doutor Januário Bernardo. Por parte da CTM-P8, estiveram presentes o CMG Passos Ramos e os Assessores Fuzileiros.
Após 3 meses de Instrução Militar Básica, onde os recrutas aprendem os valores, os deveres, a cultura e ética militar, os recrutas fazem o Juramento de Bandeira, acto solene  através do qual, perante o Estandarte Nacional e na presença de altas patentes militares, dos pais, familiares e amigos, juram publicamente o seu compromisso para com a sua Nação.
A Cerimónia contou com a atribuição dos prémios escolares aos instruendos melhor classificados na Instrução Militar Básica, no aprumo militar, em educação física masculino e em educação física feminino, seguidamente o acto de juramento, o desfile das forças em parada, em marcha ordinária e em acelerado entoando os cânticos tradicionais, e finalmente demonstrações militares.
 

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Visita ao HMS Argyll

Decorreu no passado dia 30 de abril, no porto comercial de Luanda, uma receção a bordo do navio britânico HMS Argyll. A bordo do navio estiveram presentes militares da MGA e diversos adidos de defesa acreditados na República de Angola, para além de personalidades da comunidade britânica em Luanda. O Diretor-Técnico do projeto 8, CMG Passos Ramos, em representação do Adido de Defesa junto da embaixada de Portugal em Luanda juntamente com o assessor técnico da Academia Naval, CMG Sassetti Carmona, participaram no evento.
O navio chegou a Luanda no dia 27 de abril e permaneceu até dia 1 de maio de 2013. No dia da receção o comandante da Marinha de Guerra Angolana (MGA), Almirante Augusto da Silva Cunha "Gugu", visitou o navio e manifestou serem benéficas as relações de cooperação entre Angola e o Reino Unido.
No decurso da receção um dos eventos realizados foi a cerimónia de arriar da Bandeira do Reino Unido, na presença da entidade mais graduada da MGA e da comunidade britânica. O Comandante do Navio, CFR Tim Neild, teceu algumas palavras de agradecimento pelo caloroso acolhimento da MGA e espera continuar a manter, senão mesmo aumentar, as excelentes relações de cooperação entre a Marinha Inglesa e MGA, salientando que a componente da formação é uma das áreas de relevo assim como a troca de experiências entre as marinhas.
O navio HMS Argyll praticou diversos portos antes de escalar Luanda, tendo passado por diversos países tais como Portugal, Senegal, Cabo-Verde, Gana, Togo, Nigéria e Serra-Leoa. Deverá ainda escalar a Namíbia e África do Sul.