Maritime Analysis and Operation Centre – Narcotics (MAOC-N)
O MAOC-N é um organismo internacional (intergovernamental) de law enforcement (com apoio militar) criado em Lisboa, a 30 de setembro de 2007, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia.
Sete Estados-membros de vocação oceânica (Portugal, Reino Unido, Holanda, Espanha, Irlanda, França e Itália) estabeleceram então um Acordo, tendo como área principal de atuação o Oceano Atlântico. O objetivo principal do MAOC-N é o combate à importação de cocaína da América do Sul para a Europa, sobretudo por via marítima, mas também por via aérea.
Este “Centro” tem a sua localização em Lisboa, onde estão representados Oficiais de Ligação que representam os serviços policiais, aduaneiros, militares e autoridades marítimas dos países participantes, contando com apoio financeiro da União Europeia. Ainda no âmbito do combate ao tráfico de droga, este centro integra também observadores internacionais de organizações como o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a Europol, a Joint Interagency Task Force - South (JIATF - S), entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário