NATO Crisis Management Exercise 2012
Decorreu de 12 a 16 de novembro de 2012 o NATO Crisis Management Exercise 2012 (CMX12). Para o efeito foi constituída uma Célula de Resposta Nacional (CRN) com representantes do Ministério da Defesa Nacional (Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Estado-Maior General das Forças Armadas, do Sistema de Informações da República Portuguesa, do Gabinete Coordenador de Segurança, do Gabinete Nacional de Segurança e da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A DGPDN desempenhou os papéis de Direção do exercício, Coordenação da CRN e Decisor Político.
O CMX destina-se a exercitar o nível de consulta Estratégico Político / Militar da Aliança e tomada de decisão coletiva quando confrontados com potenciais ameaças às suas populações, forças e interesses.
O CMX12 teve como cenário um ambiente de ameaças assimétricas com a proliferação de armas de destruição em massa, eventos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e uma crise decorrente de ataques cibernéticos, no qual se aplicaram e desenvolveram os conceitos e procedimentos OTAN de gestão de crises.
Ao longo desta semana o exercício permitiu:
- Consolidar a solidariedade entre os países membros da OTAN e países parceiros;
- Exercitar a participação nacional nas potenciais respostas da Aliança, numa situação de crise;
- Familiarizar os participantes nacionais com a operação da Célula de Resposta Nacional, tendo em vista a execução das tarefas que lhe estão cometidas, designadamente a interação entre as diversas entidades, órgãos, sistemas e subsistemas intervenientes, desenvolvendo e consolidando os procedimentos necessários ao seu eficaz funcionamento;
- Testar e aperfeiçoar a constituição e configuração da Célula de Resposta Nacional, a articulação entre os diversos serviços que nela estão representados e o seu funcionamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário