sábado, 15 de setembro de 2012

Brasil


Entre os dias 5 e 7 de setembro de 2012, o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil visitou o nosso país com o intuito de ampliar  conhecimentos  in  loco sobre aspetos conjunturais do nosso país, com ênfase para os ambientes político, estratégico, científico, militar e de defesa. A delegação, constituída por 31 alunos e liderada pelo Contra-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Diretor da Escola de Guerra Naval, teve oportunidade de assistir a um ciclo de palestras multidisciplinares no Instituto da Defesa Nacional, para além das visitas à fragata “Bartolomeu Dias”, ao Comando Naval e HeadquarterNATO- Allied Joint Force Command Lisbon. De sublinhar que a apresentação do tema “Capacidades Tecnológicas da Defesa de Portugal” foi assegurada pelo Cor Fernando Albuquerque da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa e pelo MGen Moura Marques, da EMPORDEF.


O C-PEM destina-se a complementar, essencialmente, a qualificação dos oficiais do Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais, Corpo de Intendentes da Marinha, Corpo de Engenheiros Navais e do Corpo de Médicos da Marinha para o exercício de cargos de assessoria no âmbito da Defesa e de chefia na Marinha do Brasil. Segundo as autoridades brasileiras, este Curso possui a natureza de estudos avançados no nível de doutoramento e apresenta similaridade com o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

  

O Segundo-Sargento da Força Aérea Portuguesa Pedro Vital foi um dos participantes no Curso de Sobrevivência na Selva para Tripulantes que decorreu na Base Aérea de Campo Grande, no Brasil, entre os dias 28 de julho e 03 de agosto de 2012. Este intercâmbio efetivou-se tendo em vista o reforço da cooperação bilateral de Defesa entre Portugal e o Brasil. Atendendo à formação ministrada no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea Portuguesa (CTSFA) e à orografia dos teatros de operações onde as Forças Nacionais Destacadas atualmente desempenham missões, os conhecimentos adquiridos pelo 2Sar Vital serão essenciais e de primordial importância para os formadores da Esquadrilha de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração do CTSFA. O Curso incidiu em duas componentes teórico-práticas: o ambiente/perigos da selva e construção de abrigos e sobrevivência. No âmbito da tipologia deste curso, é de salientar ainda o grau de dificuldade dos formandos perante a adversidade deste tipo de cenário, já que falamos de uma grande diversidade e perigosidade de flora e fauna.

Aceda ao site da Marinha brasileira aqui!
Aceda ao site da FA brasileira aqui!

0 comentários:

Enviar um comentário