segunda-feira, 3 de junho de 2013

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Seminário no Bié-Kuito – “Conhecer a geografia para conhecer Angola”


Com o título “Conhecer a Geografia, conhecer Angola”, decorreu entre os dias 7 e 8 de maio, na cidade do Kuito, a 1.ª Reunião Metodológica da Direcção dos Serviços de Geografia e Cartografia Militar/EMGFAA.
Os trabalhos, presididos pelo Brigadeiro-general João Feliciano Sebastião “Joãozinho”, Chefe da Direção dos Serviços de Geografia e Cartografia Militar/EMGFAA, contaram com a presença de representantes dos três ramos das FAA, do representante do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), do representante da Cartáfrica, do assessor cubano junto da DPPTE/EMG e do Diretor Técnico do Projeto N.º8 – Cooperação Técnico-Militar Portugal – Angola.
Centro Geodésico de Angola, Camacupa
Dada a proximidade ao Centro Geodésico de Angola, Camacupa, no dia da chegada, véspera do início dos trabalhos, todos os participantes foram convidados a fazer uma visita ao local. Após ter percorrido um troço de algumas dezenas de quilómetros por estrada de terra batida, a comitiva chegou ao ponto de coordenadas 12º 01’18,96’’S / 17º 27’ 33,22’’E, em pleno coração do planalto central a uma altitude de 1474m acima do nível das águas do mar.
O local, apesar dos atos de vandalismo a que foi sujeito, mantém o seu simbolismo. Esta visita serviu também para relembrar a necessidade premente da sua restauração e proteção. Nenhum dos presentes esquecerá a sua passagem por tão importante lugar. O sol passou a linha de horizonte e a noite desvendou um céu estrelado repleto de histórias.
Na manhã seguinte, depois da mensagem de boas vindas e o discurso de abertura proferido por SEx.ª o Brigadeiro-general João Feliciano Sebastião, deu-se início à ordem de trabalhos. O primeiro tema, “Interação da DPIMO e os Órgãos de Operações na prestação da Informação Geográfica”, foi apresentado pelo Tenente-general Paulo de Oliveira.
Dos vários temas apresentados ressaltou a importância da aquisição/processamento/partilha de dados (geodésicos, hidrográficos, oceanográficos, meteorológicos) georreferenciados, a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no apoio à decisão e a necessidade de reativação das estações maregráficas que permitam a definição de uma rede altimétrica nacional, devido à sua importância, para um melhor exercício da soberania e autoridade do Estado, tiveram especial destaque. A finalizar as conferências, os assessores do Projeto 8 – CTM- Apoio à Marinha de Guerra Angolana, proferiram uma comunicação e palestra sob o tema “Conhecimento do oceano, na perspetiva de Angola”.
Terminados que foram os trabalhos, era notória a satisfação entre os participantes. Os temas apresentados prenderam a atenção dos participantes, motivaram perguntas e trocas de opiniões. O intercâmbio de conhecimentos e experiências enriqueceu de sobremaneira o evento.

0 comentários:

Enviar um comentário