terça-feira, 4 de junho de 2013

Angola- Projeto 5 – Centro de Instrução de Operações de Paz- Encerramento do 8º Curso Elementar de Operações de Paz (8º CEOP)

Em 10 de maio de 2013 decorreu a cerimónia de encerramento do 8º Curso Elementar de Operações de Paz (8º CEOP), que contou com a presença do Exmo General Salvador Nenda Catata, 1º Vice-Chefe do Comando do Exército, do Coronel Sebastião Cabuço, Comandante do Centro de Instrução de Operações de Paz, dos diversos formadores angolanos nomeados para ministrar o curso e dos elementos da assessoria portuguesa.
Este curso teve início em 15 de abril, tendo sido ministrado em duas fases, a primeira - de cariz teórico, decorreu nas instalações da Escola de Armamento, Técnica e Eletromecânica do Exército Angolano. A segunda ocorreu na área militar do Grafanil e incluiu a realização de exercícios práticos e um exercício final.
Especificamente para este exercício, foi preparado um cenário fictício enquadrante para o lançamento de uma operação de apoio à paz (OAP), num quadro de emprego de uma força angolana, no âmbito dos compromissos regionais assumidos por angola, e, simultaneamente colocar em prática os saberes e as táticas, técnicas e procedimentos aprendidos durante o curso.
Iniciaram esta ação formativa, caracterizada pelo carácter conjunto, 29 (vinte e nove) formandos angolanos (oficiais e sargentos), tendo completado o curso com aproveitamento, 27 (vinte e sete). Estes elementos passaram a estar habilitados para exercer funções como formadores e de comandantes de secção/pelotão no âmbito das OAP.


0 comentários:

Enviar um comentário