terça-feira, 4 de junho de 2013

Moçambique- Curso de Promoção a Capitão/1º Tenente (Colaboração dos Projetos 1, 2 e 3)

Deu-se início no passado dia 6 de maio ao curso de promoção a capitão / 1º tenente (CPC/1TEN). Este curso é condição especial de promoção, sendo que a nomeação para o referido curso é feita por antiguidade entre os tenentes e segundos-tenentes. O CPC/1TEN destina-se a preparar os tenentes e os segundos-tenentes dos Quadros Permanentes (QP), para o desempenho de funções de nível de responsabilidade mais elevado, constituindo, nos termos fixados no EMFAR das FADM, condição especial de acesso ao posto imediato, estando orientado para conceitos e conteúdos que envolvam o recurso a estudos sumários e estudos deliberados, decisões em curto prazo e acções de carácter imediato, para que o oficial fique apto a:
- Fundamentar uma decisão;
- Decidir com oportunidade e eficiência;
- Estudar e propor soluções criteriosamente fundamentadas;
De forma a dar corpo ao programa e preparar os professores realizou-se, na Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM), um curso de formação de formadores, que decorreu durante duas semanas, com o acompanhamento dos Assessores dos projetos 1, 2 e 3 da CTM com Moçambique.
O curso é composto por duas partes, uma parte comum que irá decorrer num período de quatro meses, onde serão ministradas matérias transversais aos ramos das FADM e em complemento uma parte específica, com a duração de dois meses da responsabilidade de cada ramo. Coube aos assessores, dos projetos referidos, desenvolver o primeiro draft dos objectivos gerais e específicos de ambas as partes, colocando-o à consideração do General CEMGFADM.
O curso de formação de formadores, para os oficiais da Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM) responsáveis por ministrar o CPC/1TEN, teve o seu encerramento na sexta-feira, dia 12 de abril, com a presença do Vice Comandante da AMMSM.
 
Como foi referido, iniciou-se a fase comum do CPC/1TEN no passado dia 6 de maio, na AMMSM, com 79 alunos dos três Ramos das Forças Armadas, distribuídos por três classes, Infantaria (32), Administração Militar (17) e Fuzileiros (15). Os restantes 15 são oficiais não oriundos da Academia, com formação académica que reúnem condições para a sua frequência.
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário