terça-feira, 4 de junho de 2013

Timor- Leste- Projeto 1- Estrutura Superior de Defesa-Abertura Solene do Ano Letivo 2013-2014 do Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste

Decorreu no dia 29 de maio, nas instalações do auditório da Secretaria de Estado da Defesa e das Falintil-Força de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), em Díli, a Abertura Solene do Ano Letivo 2013-2014 do Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste (IDN-TL). Esta foi a primeira sessão solene de abertura de um ano letivo realizada num estabelecimento de ensino militar em Timor Leste, fruto da criação do IDN-TL e da materialização do 1º Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) para as F-FDTL, o qual teve o seu início no passado dia 05 de abril. Dado o seu significado contou com a presença de membros da Presidência da República, do Parlamento Nacional, do Tribunal de Recurso e Procuradoria Geral, do Governo e da Administração Pública, das F-FDTL e Forças de Segurança, do Corpo Diplomático, personalidades académicas e outros convidados.
A cerimónia, presidida por S. Ex.ª, vice-Primeiro-ministro de Timor Leste, Fernando La Sama de Araújo, teve o seu início com o Hino Nacional de Timor-Leste e minuto de silêncio em honra dos mártires da resistência. Seguiu-se uma alocução por parte do Diretor do IDN-TL, Capitão-de-Mar-e-Guerra “CMD” Donaciano Gomes, uma apresentação sobre a estrutura curricular do 1º CPOS, pelo Diretor de Curso, Major Arlindo Domingues, Assessor Técnico do Projeto 1 em funções naquele Instituto, e a leitura do Código de Honra do Aluno do IDN-TL pelo Chefe de Curso, Major Guido de Oliveira. A sessão finalizou com o Professor Doutor Heitor Barras Romana, professor associado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, de Portugal, que proferiu a Oração de Sapiência subordinada ao tema “Cultura Estratégica na Afirmação do Estado”.

0 comentários:

Enviar um comentário