terça-feira, 4 de junho de 2013

Angola- Projeto 2- Escola Superior de Guerra- Visita de Estudo a Massangano

A 25 de maio (Sábado – dia de África), e mediante iniciativa dos militares CTM do Projeto 8 – Marinha, efectuou-se uma visita de estudo dos cadetes da Academia Naval de Luanda (AcN) à localidade de Massangano, pertencente ao município de Cambambe/província Kwanza Sul, situada 160 km a sudeste de Luanda. A visita, acompanhada pelo Comandante e 2º Comandante da AcN, VAlm João Maria Ferreira e CAlm António Miranda, respectivamente, e pelo Adido de Defesa, Coronel Fernando Albuquerque, entre outras entidades militares, foi orientada pelo Tenente-Coronel Abílio Pires Lousada, Diretor Técnico do Projeto 2 e Professor de História do Pensamento Militar da Escola Superior de Guerra de Luanda, que incluiu uma palestra subordinada ao tema “Massangano. História Luso-Angolana Séculos XVI-XVIII”.
A actividade proporcionou aos presentes, particularmente aos militares angolanos, o conhecimento de um local historicamente importante, culturalmente interessante e sensibilizou para a necessidade de recuperar e valorizar um conjunto arquitectónico relevante. Trata-se de um património que entrecruza parte da História de Angola, de Portugal, do Brasil e da Holanda e que se impõe requalificar.
Muito gratificante e que merece registo foi o intercâmbio inter projectos da CTM e o preito relacional entre militares angolanos e portugueses.

0 comentários:

Enviar um comentário