segunda-feira, 3 de junho de 2013

Iniciativa 5+5 Defesa- Initial Planning Conference (IPC) do exercício “SEABORDER 13”


Decorreu em Cartagena, Espanha, no dia 8 de maio, a IPC do exercício “SEABORDER 13”, com o objetivo de dar continuidade ao planeamento e preparação do Exercício “SEABORDER 13”, iniciado na Concept Developement Conference, que decorreu em 26 de fevereiro de 2013 em Nouakchott (Mauritânia). À exceção de Malta, todos os países estiveram representados na reunião em assunto. A delegação portuguesa foi chefiada pelo responsável da Iniciativa 5+5 Defesa na DGPDN, e composta por representantes do EMGFA, do Comando Naval e do Comando Aéreo.

 
Esta conferência foi organizada pelo ALMART (Almirante de Acción Marítima) em estrita coordenação com a DGPDN, visto que a fase Live Exercise (LIVEX) do exercício irá decorrer em Portugal. Realce-se que a execução e condução da reunião decorreu da melhor forma em termos de organização, mostrando uma boa preparação e empenhamento das entidades responsáveis por esta atividade. Este encontro, decorreu, uma vez mais, numa atmosfera de grande cordialidade e cooperação. O espírito geral, assim como as relações interpessoais que se desenvolveram foram de grande abertura, flexibilidade e franqueza.

A fase LIVEX irá decorrer ao largo de Portimão, no dia 3 de outubro e vai ser precedida por uma sessão de treino, a ser realizada em 2 de outubro, com os navios participantes fundeados no ancoradouro de Portimão. Esta sessão realizar-se-á pela primeira vez no exercício “SEABORDER” e tem como objetivo observar os procedimentos utilizados pelas equipas e guarnições das diversas marinhas participantes, preparando-as para a fase LIVEX.

O objetivo da reunião foi atingido na sua plenitude, tendo sido debatidos e delineados alguns assuntos, nomeadamente os meios a envolver, contribuindo assim para o sucesso da realização do exercício “SEABORDER 13”.

A Espanha, como país anfitrião, demonstrou um grande empenhamento e dedicação na organização do evento, mostrando assim o seu interesse em continuar a ter uma participação ativa no seio desta Iniciativa.

0 comentários:

Enviar um comentário