
Seguidamente, foi salientado pelo Ministro português o empenho nacional para liderar o estudo da investigação- “As estratégias de cooperação da Iniciativa 5+5 Defesa para fazer face aos desafios e às ameaças do Sahel”- a ter desenvolvimento em 2013. Houve também oportunidade de felicitar o Reino de Marrocos pela excelente organização da Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa ao longo do ano de 2012.
São de salientar ainda as seguintes referências:

-A implementação do website 5+5 Defesa durante o ano de 2013 - projeto de Portugal e de Malta;
-Ao exercício “SEABORDER”, como exemplo de interoperabilidade entre as Forças Armadas dos países, encorajando os presentes para uma participação efetiva, quer na fase de planeamento, quer com meios navais e aéreos nas próximas edições - atividade coorganizada por Portugal e Espanha desde 2008, e em 2011 com Marrocos, 2012 com Argélia, para além dos países mentores deste evento;
-A Portugal, que em 2013 assumirá a Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa, bem como a
Copresidência da Iniciativa 5+5 Global.
Copresidência da Iniciativa 5+5 Global.
No final dos trabalhos, os Ministros da Defesa aprovaram a Declaração Final e o Plano de Atividades para o ano de 2013.
Fica assim formalmente transferida a Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa por Marrocos a Portugal. Após a reunião final, foi realizada uma conferência de imprensa aos Órgãos de Comunicação Social presentes, com a presença dos Ministros de Marrocos e Portugal.
0 comentários:
Enviar um comentário