terça-feira, 29 de janeiro de 2013

INICIATIVA 5+5 Defesa: 8ª Reunião Ministerial


Realizou-se em Rabat, Marrocos, no passado dia 10 de dezembro, a reunião de ministros da Iniciativa 5+5 Defesa, com a presença ao mais alto nível das delegações de todos os países, reafirmando assim a utilidade desta iniciativa e o seu potencial enquanto mecanismo gerador de confiança, cooperação e segurança no mediterrâneo Ocidental. A delegação portuguesa foi chefiada por S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e contou com a participação do Embaixador de Portugal em Marrocos, Dr. Francisco Xavier Esteves.
A reunião, que foi presidida pelo Ministro da Defesa de Marrocos, Dr. Abdelatinf Loudiyi, decorreu de forma muito profícua, quer ao nível da organização, quer ao nível dos conteúdos. Foi apresentado um curto filme relativo ao exercício “SEABORDER 12”, alusivo a esta atividade conjunta (Portugal, Espanha e Argélia), encarada como um exemplo de cooperação desde 2008.

Seguidamente, foi salientado pelo Ministro português o empenho nacional para liderar o estudo da investigação- “As estratégias de cooperação da Iniciativa 5+5 Defesa para fazer face aos desafios e às ameaças do Sahel”- a ter desenvolvimento em 2013. Houve também oportunidade de felicitar o Reino de Marrocos pela excelente organização da Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa ao longo do ano de 2012.

São de salientar ainda as seguintes referências:

-A implementação do Logótipo Único, como símbolo de Unidade e Identidade desta Organização - projeto português;

-A implementação do website 5+5 Defesa durante o ano de 2013 - projeto de Portugal e de Malta;

-Ao exercício “SEABORDER”, como exemplo de interoperabilidade entre as Forças Armadas dos países, encorajando os presentes para uma participação efetiva, quer na fase de planeamento, quer com meios navais e aéreos nas próximas edições - atividade coorganizada por Portugal e Espanha desde 2008, e em 2011 com Marrocos, 2012 com Argélia, para além dos países mentores deste evento;

-A Portugal, que em 2013 assumirá a Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa, bem como a
Copresidência da Iniciativa 5+5 Global.

No final dos trabalhos, os Ministros da Defesa aprovaram a Declaração Final e o Plano de Atividades para o ano de 2013.

Fica assim formalmente transferida a Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa por Marrocos a Portugal. Após a reunião final, foi realizada uma conferência de imprensa aos Órgãos de Comunicação Social presentes, com a presença dos Ministros de Marrocos e Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário