terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Editorial


Portugal assumiu em 2013 a Presidência da Iniciativa 5+5 Defesa. Este forum de diálogo, cooperação e intercâmbio, entre o Norte e o Sul do Mediterrâneo Ocidental, revela na atualidade uma importância crescente com a complexa situação securitária na região do Sahel.

Nesse vasto território, partilhado por vários Estados, escassamente habitado e de fronteiras porosas, o exercício dos poderes soberanos na área da segurança e defesa é de extrema dificuldade. Esse vazio de poder tem sido aproveitado para o desenvolvimento de atividades ilegais, como o tráfico de droga, de armas ou de pessoas, e criou as condições para a proliferação de grupos armados de inspiração islamita radical (salafista), assim como de organizações terroristas, como a Al-Qaeda do Magrebe Islâmico.

Esta situação agravou-se recentemente com a queda do regime de Gaddafi na Líbia, que teve como consequência o afluxo àquele território de milhares de homens (e armas) que serviam no exército líbio e que engrossaram as fileiras de grupos armados radicais. O Mali foi a primeira vítima dessa situação, e sem uma intervenção decisiva da comunidade internacional a desestabilização territorial poderá alastrar a outros países. 

A Europa, em parceria com as organizações regionais africanas, tem sido um ator fundamental no combate à pirataria, criminalidade organizada e terrorismo nesse arco de insegurança e instabilidade que vai do Golfo da Guiné à Somália, com missões diversas, ao nível terrestre e naval. No Mali, foi a França que avançou com forças militares no terreno, ao desencadear a Operação Serval a pedido das autoridades Malianas, para prevenir o risco da tomada de Bamako pelos grupos islamitas.

A proximidade geográfica dessa região torna, naturalmente, Portugal especialmente atento pela maior vulnerabilidade às ameaças e riscos que daí advêm. A participação nas várias missões da União Europeia (Atalanta, EUTM Somália, e, previsivelmente em breve, EUTM Mali) é sinal inequívoco desse interesse.

Neste contexto, cabe ainda sublinhar que no âmbito do programa da Presidência da Iniciativa, Portugal irá liderar, através do IDN, o projeto de investigação que, muito oportunamente, tem como tema justamente “Quais as Estratégias de Cooperação no Quadro da Iniciativa 5+5 Defesa para fazer face aos desafios e ameaças no Sahel”.
 
Nuno Pinheiro Torres

0 comentários:

Enviar um comentário