terça-feira, 7 de maio de 2013

Angola- Projeto 5- Centro de instrução de operações de paz

No período de 18 de março a 12 abril de 2013, decorreu nas instalações do 197º Regimento de Defesa Anti Aérea da Força Aérea Nacional o 8º Curso Avançado de Operações de Paz. A condução deste curso foi da responsabilidade do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOP), assessorado por Portugal no âmbito do projeto 5 da cooperação bilateral entre Portugal e Angola, cuja Entidade Tecnicamente Responsável é a Escola Prática de Infantaria.
O presente curso teve um caráter conjunto, tendo contado com a participação de 16 oficiais superiores dos três ramos das Forças Armadas Angolanas, com o objetivo de os habilitar a desempenhar as funções de formador, de Comandante de Batalhão e Companhia e Oficial de Estado-Maior, nas tarefas de formação e conduta de Operações de Paz, integrando uma Força Nacional ou Multinacional.
Os principais módulos de formação permitiram abordar diferentes temáticas teóricas e práticas designadamente:
·  a caracterização das organizações internacionais, regionais e sub-regionais no âmbito das operações de paz;
·  o processo de decisão e de planeamento de operações de paz;
·  técnicas e procedimentos operacionais;
·  a instrução e aprontamento de forças.
O processo formativo incluiu ainda um exercício num figurino de MAPEX onde o processo de decisão militar e as demais matérias teóricas anteriormente abordadas foram aplicadas. Houve ainda tempo para palestras no âmbito da relação com os OCS em Operações de Paz e da experiência em forças militares destacadas em ambiente multinacional no cumprimento de Operações Paz.

0 comentários:

Enviar um comentário