terça-feira, 7 de maio de 2013

Angola- Projeto 8- Marinha de Guerra Angolana- Abertura oficial do ano letivo 2013/2014 na Academia Naval


Decorreu no passado dia 19 de abril, na Base Naval de Luanda, a cerimónia de abertura do ano letivo 2013/2014 da Academia Naval. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha de Guerra Angolana Almirante Augusto da Silva “Gugú” e do Ministro do Ensino Superior, Dr. Adão do Nascimento. Para além da presença de grande parte dos oficiais generais da MGA, estiveram presentes oficiais generais do Exército e da Policia Nacional, em particular ligados ao ensino militar, e de todo o corpo docente e discente da Academia Naval.

A cerimónia iniciou-se com uma alocução do comandante da Academia Naval, VALM João Maria Ferreira. Nesta intervenção foi efetuada uma retrospetiva e uma avaliação do trabalho já realizado e apresentadas algumas estatísticas relativas ao corpo discente. Das preocupações referidas, destacou-se o seguinte: o fato da Academia Naval estar em instalações provisórias, o que tem vindo a dificultar a sua expansão; à fraca formação de base que os jovens candidatos apresentam, e que é transversal a toda a sociedade angolana; e à necessidade de reconhecer o ensino superior militar como parte do subsistema de ensino superior no país. Estas preocupações acarretam limitações à Academia Naval, para além de comprometer o futuro do ensino superior militar e ensino superior no geral.

Seguiu-se uma preleção do ministro do Ensino Superior subordinada ao tema da integração do subsistema militar de ensino superior no subsistema de ensino superior angolano, seguindo-se a outorga de diplomas de mérito aos cadetes dos 2º e 3º anos e a mensagem de agradecimento e de abertura do ano académico da Academia Naval pelo comandante da Marinha de Guerra de Angola.

Em ambas as intervenções, quer do comandante da Academia Naval, quer do comandante da MGA foram efetuadas referências elogiosas à assessoria portuguesa e ao seu papel determinante na edificação da Academia Naval. Para concluir o evento um grupo musical da MGA atuou com música tradicional, seguindo-se um pequeno buffet para todos os participantes, oportunidade de confraternização entre os convidados.

0 comentários:

Enviar um comentário