quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OTAN


Os ministros da Defesa OTAN reuniram-se, nos dias 9 e 10 de outubro, no NATO HQ, em Bruxelas, sob a presidência Secretário-geral da NATO (SECGEN), Anders Fogh Rasmussen, naquela que foi a primeira reunião do género pós cimeira de Chicago. Integraram a delegação portuguesa, para além do Ministro da Defesa Nacional - Dr. José Pedro Aguiar Branco; o CEMGFA - General Luis Araújo; o Diretor-geral da DGPDN - Dr. Nuno Pinheiro Torres; e o Embaixador DELNATO - Dr. João Mira Gomes. Como pontos principais destacam-se a apresentação dos progressos na melhoria das capacidades de defesa da Aliança e a aprovação da primeira etapa do planeamento para a missão de treino e assistência no Afeganistão pós-2014.

Na reunião do dia 9 de outubro, o North Atlantic Council (NAC) reuniu-se ao nível dos Ministros de Defesa OTAN. Neste primeiro dia, o SECGEN salientou a importância de uma cooperação mais estreita em matérias de defesa, destacou a partilha de recursos e a coordenação em projetos multinacionais como sendo a melhor maneira de combater orçamentos reduzidos de Defesa e realçou a utilização dos fundos comuns da OTAN para melhorar as capacidades das nações.

Em matérias de cooperação, foi acentuada a implementação dos projetos Smart Defence, que visam melhorar as capacidades da Aliança.

No dia 10 de outubro, o NAC reuniu-se ao nível dos Ministros de Defesa OTAN, em formatos ISAF e KFOR. Os Ministros da Defesa NATO e os seus homólogos das nações parceiras na ISAF concluíram a primeira etapa do planeamento da missão que vai substituir a ISAF, a partir de 2015. Deixará de ser uma missão de combate, passando a ser uma missão de treino, assessoria e assistência. Os Ministros concordaram na orientação genérica desta missão, que foi reencaminhada para os planeadores militares, os quais definirão os detalhes da missão nos próximos meses. No que diz respeito à KFOR, houve concordância em que a missão continua a desempenhar um "papel indispensável no Kosovo", e que a Aliança vai "manter-se vigilante e forte" para melhorar a situação de segurança nesta zona dos Balcãs. Em aberto está também uma possível movimentação de tropas, especialmente para o norte do Kosovo, considerando a situação volátil que ali se vive atualmente.
Nesta reunião foi ainda anunciado o nome do general John Allen, atual comandante da ISAF, para o cargo de Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), para substituir o almirante Jim Stavridis, na primavera de 2013, aguardando-se a confirmação final pelo Senado dos Estados Unidos.

0 comentários:

Enviar um comentário