quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UNIÃO EUROPEIA


O Seminário Executivo “A Anatomia da Política Externa da UE” realizou-se na Academia da Governação Global, no Instituto Universitário Europeu, em Florença (Itália), no período de 10 a 12 de outubro de 2012. A Academia de Governação Global (AGG) tem por finalidade dar formação executiva dentro da UE. O Seminário Executivo desenvolve uma formação interativa entre os “líderes especialistas na área da Governação Global” e os “líderes do Futuro": dirigentes e quadros superiores das estruturas do Estado, empresários, diplomatas e académicos.

O Seminário Executivo apresentou  uma dupla abordagem: por um lado, interna, ou seja, estruturas, funções, políticas, relações internacionais, Europa de Defesa, concorrência entre Estados e a UE.; por outro, a UE vista do exterior – como é que a União é vista pelas potências (sobretudo as emergentes – China, Brasil e Índia).

              

Em 25 de outubro realizou-se, em Bruxelas, a 13ª reunião da Equipa de Implementação da Parceria Paz e Segurança, representada, em âmbito nacional por um elemento da DGPDN. Esta Parceria estratégica tem vindo a ser coordenada por uma Equipa de Implementação que reúne com um carácter informal, mas regular, em Bruxelas sendo constituída ao nível de peritos, numa dupla componente política e técnica, com o intuito de contribuir para os objetivos do segundo Plano de Ação 2011-2013 no âmbito da Estratégica Conjunta África-UE.

0 comentários:

Enviar um comentário