quarta-feira, 31 de outubro de 2012

INICIATIVA 5+5 DEFESA



 
Reunião do Comité de Pilotagem do Centro Euromagrebino de Investigação e Estudos Estratégicos (CEMRES)

No âmbito da Iniciativa 5+5 Defesa, realizou-se em Tunes, no dia 3 de Outubro, a reunião do Comité de Pilotagem do CEMRES. À exceção da Líbia, todos os restantes países da Iniciativa marcaram presença. Pela parte nacional estiveram presentes o POC da Iniciativa 5+5 Defesa na DGPDN, Major Vitor Sanches e o Dr. Filipe Nunes, Assessor de Estudos do Instituto de Defesa Nacional (IDN).

Foi efetuada uma intervenção pelo professor Gonzalo Escribano (líder do projeto) sobre o trabalho de investigação que decorreu durante o ano de 2012 e apresentadas as conclusões. Esta investigação foi tutelada pela Espanha e o tema versado foi “Os fatores constitutivos de uma Estratégia de manutenção de uma harmoniosa segurança no Mediterrâneo Ocidental”. As referidas conclusões serão apresentadas ao Comité Diretor da Iniciativa 5+5 Defesa em novembro e seguidamente aos Ministros na reunião de 10 de dezembro.

Foi unanimemente acordada a designação do tema para a investigação que se irá realizar em Portugal, em 2013: “Quais as Estratégias de Cooperação no quadro da Iniciativa 5+5 Defesa, para fazer face aos desafios e ameaças no Sahel”. O tema geral foi aprovado por consenso de todos os países, não tendo sido aprovado nenhum subtema para a investigação, tendo essa tarefa sido atribuída aos investigadores. Portugal, como país líder do projeto de investigação durante o ano de 2013, terá a missão de orientar os investigadores para um subtema.

A reunião do Comité de Pilotagem atingiu os objetivos fixados no quadro da Iniciativa 5+5 Defesa, na medida em que foi observado um bom nível de participação, estando representados 9 países, mostrando assim o interesse dos países 5+5 por este projeto.

Realce-se que a execução e condução da reunião decorreram da melhor forma em termos de organização lógica dos conteúdos, pelo que os assuntos foram aparecendo de forma espontânea à medida que cada país ia fazendo uso da palavra, numa atmosfera de grande cordialidade e cooperação, quer em árabe, francês ou inglês. O espírito geral, assim como as relações interpessoais que se desenvolveram, foram de grande abertura, flexibilidade e franqueza.

A Tunísia como país anfitrião demonstrou um grande empenhamento e dedicação na organização deste evento, mostrando assim o seu interesse em continuar a participar ativamente nesta Iniciativa.

0 comentários:

Enviar um comentário