sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Encerramento do ano letivo no ISEDEF

A 26 de novembro de 2012, decorreu em Moçambique no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), o encerramento do ano letivo 2012.

A cerimónia foi presidida por S. Exª o Vice-Ministro da Defesa Nacional, Dr. Agostinho Mondlane, o qual, na sua intervenção, sublinhou a criação do ISEDEF face à necessidade de formação dos oficiais superiores e oficiais generais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Nas suas palavras, agradeceu ainda os contributos prestados pelas Forças Armadas Portuguesas no âmbito da Cooperação Técnico-Militar.

A acompanhar S. Exª o Vice-MDN, participaram na mesa da presidência S. Exª o Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (CEMGFADM), General de Exército Paulino José Macaringue, o Comandante do ISEDEF, Major-General Daniel Frazão Chale, o Inspetor das FADM, Major-General Graça Tomás Chongo e o Presidente do Município da Matola, Sr. Arão Nhancale. De destacar ainda a presença de toda a estrutura superior das FADM, adidos militares do Brasil, Botswana, Portugal, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué e Diretores Técnicos dos projetos da Cooperação Técnico-Militar sedeados em Maputo, para além de representantes das estruturas locais e líderes comunitários. Na sua intervenção S. Exª o Vice-Ministro da Defesa Nacional, o MGen Frazão Chale, referiu que 2012 foi um ano de inúmeros desafios e dificuldades e que para 2013 o ISEDEF iria procurar satisfazer as necessidades para a realização do 1º Curso de Estado-Maior Conjunto e o 1º Curso de Defesa Nacional e agradeceu aos que acreditam e apoiam o ISEDEF com o seu saber e dedicação. No seguimento da sua intervenção agradeceu ainda ao Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal o esforço na garantia de uma equipa de assessoria permanente e no envio das equipas de assessoria temporária para ministrar conteúdos, para os quais reconhecem ainda não ter a experiência necessária para garantir a qualidade esperada. Na intervenção de S. Exª o CEMGFADM, visivelmente satisfeito, o Senhor GenEx Paulino Macaringue agradeceu todo o trabalho desenvolvido para a criação do ISEDEF e assumiu o risco de ter “empurrado”, a então Comissão Instaladora do ISEDEF, para a realização de cursos com o propósito de mostrar a mais valia que representa para as FADM a existência de uma escola de formação de oficiais superiores. Na sua intervenção confirmou a sua intenção de realizar o 1º Curso de Estado-Maior Conjunto e o 1º Curso de Defesa Nacional no ano de 2013.

Terminaram os seus cursos um total 186 oficias sendo 47 do 2º Curso de Promoção a Oficial Superior (2º CPOS), 29 do 1º Curso de Capacitação de Comandantes de Batalhão (1º CCapCmdtBat), 44 do 6º Curso de Adequação de Quadros (6º CAQ) e 66 do 1º Curso de Promoção a Capitão (1º CPC). Durante a cerimónia foi distribuído o tradicional diploma aos oficiais que terminaram o seu curso. Os primeiros três classificados de cada curso viram o esforço do seu trabalho ser reconhecido com a entrega de algumas ofertas. Para surpresa de alguns, os finalistas do 2º CPOS e do 1º CPC foram promovidos ao posto de Major e Capitão, respetivamente.

Importa referir que o Comando do ISEDEF envidou todos os esforços no sentido de quebrar com a tradição da realização destas cerimónias em parada, conforme vinha acontecendo do passado. Para isso, e por forma a conseguir as condições de solenidade próprias a tão singular momento, foram montadas 2 tendas com mais de 300 lugares sentados cada. O almoço foi abrilhantado pela atuação de vários grupos musicais, entre os quais, a Orquestra Ligeira das FADM.

A assessoria portuguesa do Projeto 10 revelou-se fundamental para o sucesso dos cursos quer pelo contributo prestado pelos dois Assessores Permanentes no apoio à preparação e acompanhamento da realização dos 2º CPOS, 6º CAQ e 1º CCapCmdtBat, quer pelo contributo dos quatro Assessores Temporários que Portugal afetou ao Projeto 10 para condução das Unidade Curriculares relativas ao Processo de Decisão Militar e ao Planeamento de Operações.

O ISEDEF está de parabéns por, neste seu primeiro ano de vida efetiva, ter procurado pautar a realização das suas atividades com critérios de excelência.

0 comentários:

Enviar um comentário