sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CHILE


Portugal acolheu em 13 e 16 de novembro o IV encontro político-estratégico de Defesa entre Portugal e o Chile, chefiado pelo Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres e pelo Embaixador Luis Palma Castillo, Chefe da Divisão de Relações Internacionais da Subsecretaria de Defesa (SSD) do Ministério da Defesa do Chile. Tendo como enquadramento o Memorando de Entendimento (MoU) sobre cooperação no âmbito da Defesa entre Portugal e o Chile, de 27 de novembro de 2000, foi nesta ocasião efetuada a revisão do Plano de Cooperação Bilateral de Defesa Chile-Portugal 2012-2013 e negociada nova proposta de Programa de Atividades para 2013-2014. A relevância deste encontro consubstanciou-se, ainda, na análise conjuntural dos processos de integração regional, bem como na apresentação de temas como o Acordo de Wassenaar e o Missile Technology Control Regime, a Lei de Programação Militar e Política Ambiental portuguesas, Indústrias de Defesa e a Visão do Chile sobre os problemas de Segurança e Defesa na Bacia do Pacífico.

Além de programa social, foram ainda proporcionadas à delegação chilena visitas relevantes em áreas de mútuo interesse, a saber, ao Instituto Geográfico do Exército português e à Esquadrilha de Submarinos da Marinha portuguesa.

 

 
Na mesma ocasião, entre 12 e 16 de novembro, ao abrigo do Plano de Atividades de Cooperação Bilateral de Defesa acordado entre os dois países para 2012, decorreu em Portugal a visita de delegação do Exército do Chile para intercâmbio multidisciplinar com o Exército Português, em Portugal. A comitiva chilena, chefiada pelo Comandante das Operações Terrestres, General de División Ricardo Toro Tassara, incluiu ainda quatro Oficiais Superiores. Foram múltiplas as temáticas da presente atividade de colaboração incidindo o Sistema de Gestão Estratégica do Exército, Situação do Soldado Profissional e Sistemas de Formação em Portugal, bem como a Organização, Treino e Emprego da Brigada de Reação Rápida, tendo para o efeito sido desenvolvidos contactos, visitas e apresentações no Estado-Maior do Exército, Comando de Forças Terrestres, Brigada de Reação Rápida (Tancos) e Comando da Instrução e Doutrina (Évora).

0 comentários:

Enviar um comentário