sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Iniciativa 5+5 DEFESA


Reunião do Comité Diretor da Iniciativa 5+5 Defesa 

Decorreu em Rabat, de 19 a 22 de novembro de 2012, a 15ª reunião do Comité Diretor da Iniciativa 5+5 Defesa. Este encontro teve como objetivo passar em revista os últimos desenvolvimentos nas diferentes áreas sectoriais e confirmar o Plano de Ação de 2013. Para além disso, foi importante acompanhar projetos em curso no seio da Iniciativa, bem como a sua evolução, sendo importante manter um papel interventivo e ativo no desenvolvimento dos mesmos.

Na aludida reunião estiveram representados todos os países da Iniciativa, sendo que pelo nosso país estiveram presentes o Coronel Rui Clero, Diretor de Serviços de Relações Internacionais e o Major Vitor Sanches, POC da Iniciativa 5+5 Defesa da DGPDN e do EMCOC/EMGFA o CMG Silva Ramos.

Esta reunião visou dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no âmbito da Iniciativa em assunto e preparar a reunião Ministerial que irá ter lugar em Rabat a 10 de dezembro.

Portugal apresentou a versão final do logótipo da Iniciativa 5+5 Defesa, sendo feita uma breve descrição do mesmo. Está a ser elaborado o Manual de Utilização do Logótipo 5+5, em inglês, francês e árabe, que será entregue a todos os Estados-Membros na próxima reunião do Comité Diretor, que decorrerá em março de 2013 em Portugal.

O representante de Malta fez o anúncio oficial da associação de Portugal ao projeto de criação do website da Iniciativa 5+5 Defesa, tendo feito uma breve apresentação de um esboço inicial do mesmo, previamente preparado pelos dois países líderes deste projeto. Malta e Portugal comprometeram-se a implementar o website5+5 durante o ano de 2013.

Todas as delegações reconheceram o atual dinamismo da Iniciativa 5+5 Defesa, patente nos últimos desenvolvimentos dos diferentes projetos, cursos, seminários e exercícios.

Marrocos demonstrou uma vez mais grande empenho e dedicação, revelando uma excelente capacidade na organização do evento, mostrando assim o seu potencial interesse em continuar a dinamizar e dar relevância às atividades que organiza no seio da Iniciativa 5+5 Defesa, ano em que o nosso país assume a presidência.

0 comentários:

Enviar um comentário