sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

União Europeia


Conselho dos Negócios Estrangeiros da União Europeia – Formato Defesa, Bruxelas, 19 novembro 2012
Teve lugar em Bruxelas, em 19 novembro 2012, o Conselho dos Negócios Estrangeiros da União Europeia – Formato Defesa, com a presença de S. Exª o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco e do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres.
O Conselho foi precedido com uma reunião do “Steering Board” da Agência Europeia de Defesa, presidido pela Alta Representante, cujos temas principais em discussão foram “Pooling  and Sharing” e as Sinergias com Políticas mais alargadas da UE.
 Durante a sessão formal, que contou com a presença do Secretário- Geral OTAN, foi feito um ponto da situação das “Operações” e da “Task Force Defesa”, contribuindo, para esta última, uma apresentação feita pelo Comissário M. Barnier.
Durante o almoço conjunto, o debate foi conduzido no sentido de se obterem orientações MNE’s e MDN’s sobre a forma como o Conselho Europeu irá, no decurso de 2013, abordar o tema Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD), assim como sobre a futura missão da UE para o Mali.
Da parte da tarde, o Conselho debateu outros assuntos específicos dos negócios estrangeiros, sendo de destacar, entre outros: África – incluindo adoção das Conclusões Mali e debate República Democrática de Congo; Vizinhança Sul – Síria, Egipto e Líbia; Plano de Paz para o Médio Oriente; Ucrânia.
                       
A 27 e 28 de novembro de 2012 realizou-se o 11º Congresso sobre Segurança e Defesa Europeia, em Berlim. O tema da Conferência deste ano foi sobre a temática "Europa e os seus vizinhos – Uma responsabilidade comum para um continente estável”. O Congresso está organizado em fóruns (4), plenários e vários painéis em que participam como interlocutores (de várias nacionalidades) - personalidades de destaque de várias áreas como a indústria política e militar (Ministros, Secretários de Estado, membros de vários Parlamentos, Embaixadores, Generais, Almirantes, representantes das Forças Armadas internacionais, representantes de organizações internacionais, delegados das indústrias de defesa e especialistas em segurança e defesa).
O Congresso é uma iniciativa do Behörden Spiegel Publishing Group, tendo sido criado em 2001, com uma periodicidade anual.

0 comentários:

Enviar um comentário