sábado, 13 de abril de 2013

Estados Unidos da América

Teve lugar no dia 3 de abril, no Ministério da Defesa Nacional, a Reunião Preparatória da 43.ª Comissão Técnica Portugal-EUA, tendo em vista coordenar a posição portuguesa em diversos projetos submetidos pela parte norte-americana, no âmbito das infraestruturas localizadas na Base Aérea N.º 4/Lajes. A reunião com a delegação norte-americana realizou-se posteriormente, em 4-5 de fevereiro, no mesmo local. A Direção-Geral de Política de Defesa Nacional esteve representada nas duas sessões de trabalho, conduzidas pelo Coordenadora da Comissão Técnica da Direção-Geral de Armamento e infraestruturas de Defesa do MDN.

 
A 16 de abril de 2013 realizaram-se, no Pentágono, as IV High Level Defense Policy Talks. A reunião decorreu conforme a agenda pré-estabelecida, num ambiente de grande pragmatismo e flexibilidade, refletindo, por um lado, espírito de cooperação e, por outro, a continuação da promoção do desenvolvimento das relações de defesa entre Portugal e os EUA. A delegação nacional foi chefiada pelo Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres, sendo que pelo lado norte-americano a chefia coube ao Deputy Assistant Secretary of Defense for European & NATO Policy (DASD), James Townsend.

 
No âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, realizou-se a 32ª Comissão Bilateral Permanente, no State Department (em Washington, a 17 de abril de 2013.A delegação do Ministério da Defesa Nacional foi chefiada pelo Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres, sendo composta pelo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Gen. Luís Ruivo, pela Coordenadora da Comissão Laboral, Prof.ª Doutora Catarina Mendes Leal; e, pela Coordenadora da Comissão Técnica, Arquiteta Rita Cabral. Da parte da Defesa foram comunicadas, em sede da 32ª Comissão Bilateral Permanente, conclusões das IV High Level Defense Policy Talks, do Comité de Defesa, bem como os assuntos relacionados com as áreas laboral e técnica.

 
A 25 e 26 de junho de 2013 irá ter lugar em Washington a 35ª reunião da Comissão Laboral. A delegação nacional será chefiada pela Coordenadora da Comissão Laboral, Prof.ª Doutora Catarina Mendes Leal.

 







0 comentários:

Enviar um comentário