sábado, 13 de abril de 2013

INICIATIVA 5+5 Defesa- Reunião do projeto de criação do centro de coordenação e planeamento operacional (CCPO) 5+5


No âmbito da Iniciativa 5+5 Defesa, decorreu em Creil (França) de 2 a 4 de abril de 2013, a segunda reunião relativa ao projeto de Criação do Centro de Coordenação e Planeamento Operacional (CCPO) 5+5. O objetivo do encontro foi dar continuidade aos trabalhos relativos à proposta francesa, no sentido de elaborar os Termos de Referência (TOR) deste Projeto e um Plano de Ações a desenvolver. Neste contexto, é intenção criar e implementar uma estrutura operacional (não permanente) com capacidade para planear e coordenar o emprego de meios militares dos Estados-Membros (EM) da Iniciativa 5+5 Defesa, envolvidos numa missão de apoio, após um pedido de ajuda de um ou mais países 5+5 numa situação de catástrofe.

Estiveram representados todos os EM da Iniciativa, sendo que pela parte nacional esteve o Tenente-Coronel Vitor Sanches (POC da Iniciativa 5+5 Defesa na DGPDN) e o Capitão-de-Fragata Manuel Parracha (do Estado-Maior Conjunto/EMGFA). Refira-se que dos 16 delegados presentes, 7 são elementos constituintes do Comité Diretor da Iniciativa 5+5 Defesa, demonstrando a importância e preocupação com os desenvolvimentos futuros deste Projeto.

A reunião decorreu num clima de franca amizade e cordialidade entre os presentes. Salientou-se a grande importância desta Iniciativa na manutenção e reforço da segurança dos EM, referindo ainda que devemos primar pela qualidade dos eventos, em detrimento da quantidade, bem como dar um maior apoio aos projetos em curso, assim como criar novas iniciativas num futuro próximo. Referiu-se ainda a grande utilidade e importância deste projeto no seio da Iniciativa 5+5 Defesa, reforçando a cooperação e a confiança entre os EM 5+5.

Considera-se que os objetivos propostos para a reunião foram plenamente atingidos, materializando-se na elaboração de uma proposta de TOR e de um Plano de Ações a desenvolver no âmbito deste Projeto até 2016.
A França, como país anfitrião, demonstrou uma grande vontade e dedicação, na organização deste evento, mostrando o seu interesse em levar a cabo os seus objetivos relativamente a este projeto.

0 comentários:

Enviar um comentário