segunda-feira, 4 de março de 2013

Reunião do Implementation and Assessement Group da Global Initiative to Combat Nuclear Terrorism


Decorreu em Madrid, entre 19 e 22FEV2013, a reunião do Implementation and Assessement Group (IAG) da Global Initiative to Combat Nuclear Terrorism (GICNT).

A GICNT, co-presidida pelos Estados Unidos e Rússia, é uma parceria internacional de 85 países e quatro observadores oficiais comprometidos a trabalhar individual e coletivamente para implementar um conjunto de princípios comuns de segurança nuclear. A missão da GICNT é fortalecer a capacidade global para prevenir, detetar e responder ao terrorismo nuclear através da realização de atividades multilaterais que reforcem os planos, políticas, procedimentos e interoperabilidade dos países parceiros.

O IAG, atualmente liderado por Espanha, coordena todas as atividades da GICNT que incluem conferências, workshops, e exercícios que abordam várias dimensões da luta contra o terrorismo nuclear e radiológico.

Os trabalhos das reuniões do IAG desenrolam-se em torno de três áreas prioritárias:

- Nuclear Detection Working Group (NDWG), cujo objetivo principal é mapear, construir e melhorar as capacidades de deteção nacionais com atividades estruturadas em torno dos conceitos e princípios articulados no Model Guidelines Document for Nuclear Detection Architectures.

- Nuclear Forensics Working Group (NFWG), cujo objetivo é desenvolver documentos para aumentar a sensibilização da ciência forense nuclear, ajudar os parceiros a desenvolver capacidades essenciais, promover relações intergovernamentais, realizar exercícios conjuntos e partilhar melhores práticas.

 - Response and Mitigation Working Group (RMWG), cujo objetivo é examinar as melhores práticas e técnicas relacionadas com as crises ou emergências quando existe ameaça imediata ou potencial para a vida humana, como resultado de uma ameaça ou incidente terrorista radiológico/nuclear.

Na reunião de Madrid, além do trabalho dos grupos associados às três áreas prioritárias, em que o NDWG trabalhou num novo documento de planeamento e organização, o NFWG focou-se na partilha de informação e o RMWG produziu o draft dum documento de enquadramento, preparou-se igualmente o caminho para a Reunião Plenária Anual da GICNT que decorrerá no próximo mês de maio, no México, onde além do balanço anual, da aprovação de documentos e duma previsão para o futuro se elegerá o novo líder do IAG.

0 comentários:

Enviar um comentário