terça-feira, 5 de março de 2013

1ª Reunião do Projeto de Investigação no âmbito do Centro EuroMagrebino de Investigação e Estudos Estratégicos (CEMRES)





O CEMRES é um centro de investigação que funciona no âmbito da Iniciativa 5+5 Defesa. Em 2013, Portugal preside à Iniciativa 5+5 Defesa e tem, através do Instituto da Defesa Nacional (IDN) a responsabilidade de coordenar o projeto de investigação que este ano tem como tema “As ameaças, os desafios e as oportunidades que o Sahel representa para a segurança do mediterrâneo ocidental”.

Nesse sentido, realizou-se no IDN, no passado dia 24 de janeiro, a primeira reunião CEMRES de 2013 que contou com a presença dos investigadores e da investigadora responsáveis pelo projeto, oriundos da Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Portugal e Tunísia, apenas se notando a ausência de um/a representante de Malta.

Os objetivos delineados na agenda consideram-se amplamente atingidos. Os investigadores e a investigadora presentes na 1.ª Reunião CEMRES de 2013 aprovaram a estrutura do documento que assenta em três eixos fundamentais:

a)  Origens da crise do Sahel;

b)  Consequências para a segurança do mediterrâneo ocidental;

c)  Recomendações para a Iniciativa 5+5 Defesa.

Aproveitando a presença de várias delegações estrangeiras, foi promovida no final da tarde desse mesmo dia uma breve visita guiada por Lisboa – uma oportunidade para os participantes ficarem a conhecer um pouco melhor a capital de Portugal.

Este evento foi organizado sob a responsabilidade da DGPDN em estreita coordenação do IDN.

Em junho próximo, terá lugar em Lisboa a 2ª reunião CEMRES, onde serão reunidos os contributos dos vários investigadores e será proposto um relatório final a submeter à aprovação do comité de pilotagem da Iniciativa 5+5 Defesa, no encontro que terá lugar na Tunísia, em outubro de 2013.

0 comentários:

Enviar um comentário