quarta-feira, 6 de março de 2013

A DGPDN no Workshop da Economic Community Of West African States (ECOWAS) Integrated Maritime Strategy (EIMS)

No período de 19 a 22 de fevereiro de 2013 decorreu em Abidjan, Costa do Marfim, o Economic Community Of West African States (ECOWAS) Integrated Maritime Strategy (EIMS) Workshop. Esta organização regional africana está a desenvolver uma estratégia marítima integrada, a qual conta com o apoio do Africa Center for Strategic Studies (ACSS), tendo o seu documento base sido elaborado pelo Institute for Security Studies (ISS) e pretendia receber contributos da comunidade internacional (CI) neste workshop.
 

A cerimónia de abertura contou com a presença do Ministro da Defesa da Costa do Marfim, Sr. Paul Kaffi Kaffi, do embaixador dos EUA, Sr Phillip Carter III, do líder do projeto EIMS, LTC Abdourahmane Dieng (ECOWAS) e do chairman Dr. Assis Malaquais (ACSS).
De acordo com a lista de presenças distribuída, participaram neste workshop 42 pessoas, sendo 27 de organizações internacionais e entidades diversas, 8 de países da CEDEAO e 7 de países ocidentais (Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Holanda, Portugal e Espanha). A DGPDN foi representada pelo Comandante Hélder Fialho de Jesus.
Os trabalhos foram bastantes participados, com boas discussões de ideias, tendo o chairman considerado uma mais-valia a presença das diversas instituições/representantes da CI para o produto final pretendido. No fundo, aposta-se numa estratégia marítima, onde a componente de segurança é notória, com vista ao desenvolvimento económico para a região.

O líder deste projeto informou que o documento será apresentado ao Chief of Staff da ECOWAS e depois aos Estados membros. Os próximos passos passarão pelo envolvimento da sociedade civil e dos média, através da explicação do que se pretende e assim ganhar apoios.

O documento será revisto por especialistas para depois ser apresentado aos Chefes de Estado de Governo da ECOWAS, prevendo-se que tal aconteça na reunião a ter lugar em janeiro de 2014. O plano de implementação também se seguirá, tencionado os organizadores ter apoio da comunidade internacional.

0 comentários:

Enviar um comentário