quarta-feira, 6 de março de 2013

Reunião de Ministros da Defesa NATO, Bruxelas, NATO HQ (21-22 fev 13)


 
Os ministros da Defesa OTAN reuniram-se, nos dias 21 e 22 de fevereiro, no NATO HQ, em Bruxelas, sob a presidência Secretário-geral da NATO (SECGEN), Anders Fogh Rasmussen.
Na ausência do Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, a representação nacional foi liderada pelo Embaixador Mira Gomes (Delegação de Portugal junto da OTAN) e contou também com a presença do Diretor-geral da DGPDN, Dr. Pinheiro Torres.
Na reunião do dia 21 de fevereiro, o North Atlantic Council (NAC) reuniu-se ao nível dos Ministros de Defesa NATO, e com a presença da Sr.ª Catherine Ashton, Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. Neste primeiro dia abordou-se a implementação da Connected Forces Initiative (CFI) e o reforço da NATO Response Force (NRF), a forma como os projetos de Smart Defence podem concorrer para a manutenção da interoperabilidade e o reforço da capacidade de projeção de forças e a utilização dos fundos comuns da OTAN. Também neste dia foi discutido o futuro da Aliança para os próximos 5-10 anos.
No dia 22 de fevereiro, decorreram duas reuniões, uma da NATO-Ukraine Commission (NUC) que contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Ucrânia, Sr. Pavlo Lebedes, e outra dedicada ao Afeganistão, que contou com a presença das 50 nações que integram a ISAF, para além do MNE do Afeganistão e de representantes das Nações Unidas e da União Europeia.

Na reunião da NUC foi acordado um conjunto de prioridades para orientar a cooperação nos próximos cinco anos, onde se incluem o treino e os exercícios, e também foi assegurada a participação de uma fragata e um helicóptero na Operação Ocean Shield, de combate à pirataria nas costas da Somália. Na reunião do Afeganistão, em formato ISAF, o novo comandante ISAF, General Joseph Dunford, efetuou um ponto de situação no terreno e do processo de transição. Aqui foi reforçado que a transição que se iniciou em 2011 estará concluída em 2014, que as forças afegãs se encontram cada vez melhor treinadas, educadas, mais eficientes e tem já a liderança da área onde vive 87% da população do país.

0 comentários:

Enviar um comentário