segunda-feira, 4 de março de 2013

Reunião informal de Ministros da Defesa da UE, Dublin

Decorreu em Dublin, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2013, a 1º reunião, de Ministros da Defesa da União Europeia, de 2013.

A reunião foi presidida pelo Ministro irlandês da Justiça, Igualdade e Defesa, Alan Shatter, em nome da Baronesa Catherine Ashton, Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia, tendo a participação nacional sido assegurada pela Embaixadora Drª Graça Mira Gomes, Representante nacional no Comité Político e de Segurança.

Da agenda da reunião fizeram parte vários assuntos, merecendo especial destaque: a preparação do debate que irá ter lugar no próximo Conselho Europeu a realizar-se em dezembro de 2013, as parcerias entre a UE e a ONU e a discussão em torno das Missões/Operações, no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD), do Corno de África e do Mali.
No evento estiveram também presentes o Secretário-Geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, e o Sub-Secretário Geral do DPKO, Hervé Ladsous, representando as Nações Unidas, pela primeira vez, numa reunião de Ministros da Defesa da UE.
Esta reunião constituiu mais uma oportunidade para reforçar o compromisso coletivo de construir e fortalecer a PCSD no ambiente estratégico em mudança.

0 comentários:

Enviar um comentário