terça-feira, 5 de março de 2013

Tunísia

O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se à República da Tunísia a convite do seu homólogo tunisino, Abdelkarim Zbidi, entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2013. Esta deslocação teve como propósito a assinatura da Convenção de Cooperação no âmbito da Defesa.

Durante a sua estada no país, para além do encontro com o Ministro da Defesa tunisino, o Ministro José Pedro Aguiar-Branco teve oportunidade de se encontrar com as mais altas instâncias tunisinas, nomeadamente o Presidente da República, Moncef Marzouki e o então Primeiro-ministro, Hamadi Jebali.
As relações bilaterais em matéria de Defesa entre Portugal e a Tunísia iniciaram-se em 1995, aquando da assinatura do primeiro Acordo de Cooperação no âmbito da Defesa, traduzindo-se na realização de cerca de duas dezenas de atividades de curta duração por ano, nomeadamente nas áreas do treino de sobrevivência,  hidrografia, observação de exercícios, intercâmbios entre Academias Militares e Institutos da Defesa Nacional, medicina militar, indústrias de defesa, entre outras.
Neste âmbito, deslocou-se à Tunísia uma Oficial de Marinha, da especialidade Médica, para a realização de um estágio de aperfeiçoamento médico. Esta atividade decorreu no serviço de Neurocirurgia do Hospital Militar Principal de Instrução de Tunes entre os dias 20 e 29 de janeiro. A militar foi recebida pelo Chefe do serviço de Neurocirurgia e integrou uma equipa de trabalho daquele serviço.

0 comentários:

Enviar um comentário